Voltar 01 de Maio de 2011

Alunos da “Orquestra em Ação” prestigiam Noite do Choro em Ji-Paraná


Alunos da “Orquestra em Ação” prestigiam Noite do Choro em Ji-Paraná

Alunos, professores e coordenação do Projeto “Orquestra em Ação” prestigiaram a 6ª Noite do Chorinho no teatro Dominguinhos na última quinta-feira (28) em Ji-Paraná. O evento foi organizado pelo professor José Orlando Babão da Escola de Música Walter Bártolo da Fundação Cultural, e teve como convidados músicos de Ji-Paraná e região numa noite especial de homenagem ao gênero musical “Chorinho” e músicos chorões.

 

Babão que ministra aulas de cavaquinho, violão e guitarra, iniciou sua carreira profissional no ano de 1979 e já acompanhou músicos renomados como Dora Lopes, Jair Rodrigues, Adelson Moura, Nelson Gonçalves e Emilinha Borba. “O intuito desse trabalho é mostrar o Chorinho como parte da identidade cultural brasileira que a gente conhece, e para aqueles que aqueles que não o conhece como os jovens, a gente mostra a importância desse trabalho”, adiantou o músico.

 

Os alunos do Projeto “Orquestra em Ação” aprenderam e relembraram que o Chorinho é um gênero musical popular e instrumental brasileiro que surgiu há mais de 130 anos no Rio de Janeiro e é considerado como a primeira música urbana tipicamente brasileira que começou numa roda entre músicos que faziam uma disputa instrumental num bar do Rio de Janeiro. Babão e seus convidados apresentaram obras de autores como Caetano Veloso, Pixinguinha, Valdir Azevedo, Jacob do Bandolim, Nelson Cavaquinho e Zequinha de Abreu. Interpretou também o compositor brasileiro Villa-Lobos que é lembrado e homenageado com seu nome na Sala de Música “Villa-Lobos” do projeto “Orquestra em Ação” da Associação de Amigos da Orquestra.

 

Para o Maestro Wendeon França e José Humberto, professor de História da Música do Projeto “Orquestra em Ação” o evento foi uma boa oportunidade para os alunos reforçarem os conhecimentos adquiridos durante as aulas na Associação de Amigos da Orquestra.

Fonte: Orquestra em Ação

Agende uma Visita
Como Colaborar
Depoimentos
Flashback

Apoiadores

Melissa Mel
Mundo Verde
SGC
Carvalho e Porto
Onda Ágil
Escola José Francisco
Governo de RO