Voltar 03 de Julho de 2020

Entrevista com o aluno de violão do Projeto Orquestra em Ação Luís Pedro


Entrevista com o aluno de violão do Projeto Orquestra em Ação Luís Pedro

Entrevista com Rosely, mãe de Luís Pedro, aluno de violão do Projeto Social Orquestra em Ação. Aos 8 anos de idade Luís é um aluno muito esforçado e ama muito o seu instrumento. Veja abaixo trechos da entrevista.   

 

Há quanto tempo o Luís Pedro estuda violão no Projeto Orquestra em Ação e o que motivou ele a iniciar as aulas? 
Desde a primeira série ele queria participar, mas eu não tinha tempo e também não acreditava que realmente ele queria tocar... Até que esse ano ele me intimou a procurar o projeto e logo percebi que ele realmente gostava e comprei seu primeiro violão com a ajuda do seu tio Carlinhos.

 

Como está sendo a rotina do Luís durante as aulas on-line do Projeto Orquestra em Ação nesse período de pandemia de covid-19?
De segunda a sexta-feira pela manhã ele faz as tarefas da escola em que estuda, o José Francisco. Caso não tenha, ele faz leituras. Quanto às atividades de violão do projeto ele faz no período da tarde! É um momento de grande descontração e tem uma coleguinha dele que acompanha sempre... Está sempre em dias com as atividades proposta pelo projeto.

 

Qual a importância do Projeto Orquestra em Ação na vida do Luís Pedro e de sua família?
Para o Luís Pedro além de estar desenvolvendo um dom é algo que ele gosta muito e proporciona para nós da família um momento de descontração. O projeto trás através da música a oportunidade de desenvolver uma melhora na concentração e no bem estar social da criança. 

 

A família é um elemento facilitador da educação musical, oportunizando às crianças situações em que elas possam ouvir música, como algo belo e gostoso, e sinta vontade de reproduzi-la através do seu instrumento. Você e os demais membros da família estimulam e encorajam o Luís Pedro nos estudos de música?
Sim! Sempre incentivamos e isso acaba sendo de forma natural. Ele ama tocar seus primeiros acordes para nós e para os coleguinhas. Como está bem no início, ele faz suas primeiras notas e a gente diz que está lindo.

 

Estudar música tem deixado o Luís Pedro mais alegre e sociável?
Sim! Sempre de forma espontânea. Devido a pandemia, ele não tem muito contato com outras pessoas, então eu e o pai dele tiramos um tempo para isso. A gente canta e ele tenta acompanhar. É uma forma de estarmos juntos e interagindo.

 

Você considera a música um instrumento facilitador no processo de aprendizagem?
Na minha opinião, é uma forma muito contagiante  de se expressar e desenvolver a mente, trazendo uma melhora na concentração e no desenvolvimento social do ser humano.

 

O Luís realizou um trabalho de arte desenhando um lindo pássaro com folhas. Desde que idade ele tem esse belíssimo dom da arte?
Então, ele gosta de pássaros e pesquisou na internet algo que pudesse reproduzir, aí colheu as folhas no quintal e fez. Desde os 3 anos de idade ele gosta de pintar com tintas e de colagens.


Agende uma Visita
Como Colaborar
Depoimentos
Flashback

Apoiadores

Melissa Mel
Mundo Verde
SGC
Carvalho e Porto
Onda Ágil
Escola José Francisco
Governo de RO