No último dia 26 em cerimônia no Espaço Tom Jobim, Rio de Janeiro, o Projeto Orquestra em Ação foi apresentado para ser apoiado pelo Criança Esperança que beneficiará em todo território nacional mais de 45 mil pessoas em 2014.
O Criança Esperança é um projeto da Globo em parceria com a UNESCO que tem como objetivo mobilizar a sociedade brasileira em torno da garantia de direitos de crianças e jovens. Todo ano a campanha mobiliza pessoas para doarem recursos, que são aplicados em projetos sociais em todo o Brasil.
Para o Diretor de Comunicação da Globo Sérgio Valente o Criança Esperança tem dois focos importantes. "O primeiro é a certificação de projetos, um selo de qualidade a mais, que comprova a seriedade do trabalho desenvolvido. O segundo é disseminar na sociedade o espírito de solidariedade", explicou.
O Projeto Orquestra em Ação, além do apoio de várias empresas de Rondônia, receberá recurso arrecadado na campanha do Criança Esperança. Ele é desenvolvido pela Associação de Amigos da Orquestra de Ji-Paraná /Rondônia, uma ONG, sem fins lucrativos, já atendeu cerca de 3 mil alunos nestes últimos 10 anos, tem como área de cobertura com unidades educacionais, os bairros Nossa Senhora de Fátima, Santiago, Rio Urupá e Dom Bosco, em Ji-Paraná, atua em parceria com escolas públicas Rio Urupá e José Francisco e três comunidades católicas Mãe dos Migrantes, Nossa Senhora de Fátima e Divino Espírito Santo, que cedem salas de aula para ministrar os cursos. Também atua em outros municípios do Estado levando espetáculos através de concertos da Filarmônica Orquestra em Ação e outros grupos musicais da AAO.
O Projeto oferece ensino gratuito de música à comunidade com público-alvo formado por crianças e jovens, a quem ministra o conhecimento musical através do Projeto Orquestra em Ação. Atualmente são ministradas aulas de teoria musical, história da música e prática instrumental (erudita e popular), além de formar grupos musicais diversos (orquestra, camerata, quartetos, etc.). Um diferencial relevante é a melhora do desempenho desses jovens no estudo formal, além do aprimoramento de sua conduta social.
Para Solange Gurgacz, que esteve presente na cerimônia no Rio de Janeiro, e a equipe de coordenação do projeto, a Música é ferramenta de formação e burilamento do caráter, pelas características que lhes são peculiares; disciplina, método e observação. O exercício musical estimula a criatividade, aflora os talentos e induz o raciocínio, oferecendo aos jovens uma ocupação sadia e a possibilidade da profissionalização, integrando-os familiar e socialmente. Seu propósito é contribuir para o aprimoramento cultural e inclusão social da comunidade através da arte, permitindo a livre manifestação dos talentos e a conquista da dignidade.